Saiba reconhecer os principais sintomas da insuficiência venosa crônica

Olá, tudo bem?

Hoje preparei um artigo para que você possa reconhecer um problema comum em pessoas com circulação sanguínea deficiente: a insuficiência venosa crônica.

Para entender esse problema, é preciso entender primeiro como nossa circulação funciona. Bom, ela começa quando o coração bombeia o sangue através de nossas artérias para todos os tecidos de nosso corpo. Quando os tecidos como músculo, pele e gordura usam o oxigênio e os nutrientes do sangue, eles retornam o dióxido de carbono para as veias, que por sua vez precisam bombear o sangue de volta para o coração.

Quando as doenças venosas acontecem normalmente ocorre porque as válvulas deixaram de funcionar e o sangue não circula “sobe” com tanta facilidade. A insuficiência venosa consiste em uma anormalidade no funcionamento do sistema venoso, quando o sangue não retorna de forma adequada para o coração, o que pode trazer conseqüências graves à saúde.

Suas causas podem ser diversas, mas existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento e piora da doença, como histórico familiar da doença, obesidade, sedentarismo, múltiplas gestações, uso de anticoncepcionais, tabagismo e a idade.

Como você pode identificar o problema?

Na maioria dos casos o próprio paciente faz seu diagnóstico, mas separei os principais sintomas para te ajudar:

• Presença de varizes
  • Dor e inchaço
  • Fadiga
  • Sensação de calor nas pernas (ardor)
  • Câimbras
  • Formigamento

Caso note a presença de varizes e os sintomas descritos acima, procure um cirurgião vascular para que seja feito um diagnóstico e tratamento precoces, evitando complicações. Boa sorte!