Homens: fiquem de olho nas varizes!

Saúde

Embora menos comum, as varizes também atingem os homens que, por sua vez, demoram a buscar tratamento por subestimarem a gravidade da doença. As varizes são veias dilatadas e tortuosas nas pernas, decorrentes de uma anomalia na função das válvulas que ajudam o sangue a fluir em direção ao coração. Quando estas veias não são mais eficazes, o sangue retorna e podem levar a quadros clínicos severos como tromboflebites, úlceras de perna, infecções e até mesmo hemorragias.

refe1

As varizes em homens podem, muitas vezes, passar despercebida já que nós temos muitos pêlos que acabam dificultando a identificação do problema em seu estágio inicial. Dessa forma, com o passar do tempo e com o agravamento da doença, a dor e o inchaço nas pernas tornam-se extremamente dolorosos.

refe2

Principais causas

A causa mais comum é a influência genética, podendo-se herdar veias mais frágeis que, com o passar do tempo, podem influenciar no aparecimento das varizes. Outros fatores de risco também podem ser causadores das varizes, tais como:

• Vida sedentária
  • Sobrepeso
  • Passar muito tempo em pé ou sentado
  • Fístulas arteriovenosas
  • Histórico de Trombose

As varizes podem ser primárias ou secundárias. As primárias estão associadas a herança genética enquanto as secundárias são aquelas adquiridas ou associadas a outras doenças. Para entender melhor sobre as causas, como evitar as varizes e a diferença entre vasos e varizes, acesse meu artigo “Vasinhos e Varizes: saiba quem são os vilões” (http://bit.ly/2BjpYGG).

Principais sintomas

Geralmente, os pacientes notam sozinhos o aparecimento das varizes, que podem ser tortuosas, dilatadas e de cor azulada, logo abaixo da pele. Outros sintomas também podem ocorrer, são eles:

• Ardor e sensação de peso nas pernas
  • Inchaço nas pernas e tornozelos
  • Coceira
  • Pele seca

refe3

Buscando ajuda médica

Muitos homens (e mulheres) ainda acreditam que as varizes são um problema estético e demoram a procurar ajuda! Porém, esse comportamento aumenta os riscos de desenvolver complicações graves.

Ao notar qualquer diferença nas veias de suas pernas, procure um Cirurgião Vascular. A consulta é fundamental para tratar a doença, mas também para saber qual a principal causa dela. Para isso, você deve fornecer a maior quantidade possível de informação para ajudar o médico!

O diagnóstico geralmente é muito rápido e feito no próprio consultório médico com uma análise da pele e da aparência de suas veias. Havendo suspeitas, um exame de Ultrassom Doppler Colorido será solicitado para que não haja dúvidas.

Lembre-se sempre: o tratamento é sempre o tratamento mais eficaz!

Espero que tenham gostado dessas orientações e, caso tenham mais dúvidas, acesse nossos canais e deixe suas dúvidas. Ajudarei no quer for possível!

Com carinho,

Dr. Clayton de Paula