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10 dicas para cuidar da sua saúde vascular

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Todos aqui temos uma vida agitada, correto? Sim, mas não podemos deixar que o estresse e a correria do dia-a-dia nos prive de uma vida mais saudável. Quanto mais você demora para buscar tratamento médico e a investir em saúde, maior vai ser sua busca por remédios e complicações futuras.

E como está a saúde de suas pernas? Nota algum inchaço ou sinais de vasos e vasinhos? Saiba que a má circulação do sangue não costuma apresentar sintomas, ou seja, é silencioso. Porém, existem alguns sinais que nosso corpo manda quando a sua saúde vascular não está indo bem.

Você pode saber mais sobre o assunto acessando meu artigo “Como e por que melhorar a circulação das pernas” (Aqui).

Um desses sinais é justamente o inchaço, principalmente nas pernas e tornozelos, assim como as úlceras, que são inflamações na pele (erupções) que não cicatrizam. Pensando nisso, separei algumas dicas para ajudar você a cuidar da saúde vascular e evitar complicações futuras. Anote!

 

  1. Tenha uma alimentação saudável: Manter o bom funcionamento do seu sistema circulatório significa estar atento ao que você ingere em suas refeições, evitando alimentos muitos gordurosos (o excesso de gorduras saturadas e trans aumentam o mau colesterol. Este, por sua vez, aumenta o risco de aterosclerose – entupimento das artérias por placas de gordura) e o excesso de sal (está diretamente ligado ao risco de hipertensão, um dos causadores da má circulação).1
  2. Faça atividade física regularmente: Para um sistema circulatório saudável, é preciso investir em exercícios físicos feitos de forma regular, principalmente com exercícios aeróbicos como caminhada, natação ou andar de bicicleta.3
  3. Abandone hábitos nada saudáveis: Excesso de álcool, consumo de tabaco e substâncias toxinas (drogas), podem agravar problemas em seu sistema circulatório – e em toda a sua saúde física, mental e espiritual!

    happy senior couple in their garden

    O consumo suficiente de água elimina as toxinas do organismo e ajuda na melhora da circulação sanguínea.

  4. Beba muita água: O consumo suficiente de água elimina as toxinas do organismo e ajuda na melhora da circulação sanguínea.1
  5. Vá de escada: O simples ato de subir ou descer pelas escadas irá contribuir para fortalecer as pernas e a ajudar o meio ambiente ao economizar energia elétrica.Businesswomen walking up steps outdoors
  6. Durma com as pernas elevadas: Você pode elevar os pés da cama cerca de 15 centímetros ou colocar um travesseiro debaixo das pernas para estimular a circulação de sangue.1
  7. Durma, ao menos, 8 horas por noite: Dormir é fundamental para o bom funcionamento do corpo e para que você consiga relaxar, desligue todos os aparelhos eletrônicos e não leve o celular para a cama. Dessa forma, eles não atrapalham a qualidade de seu sono.Caucasian woman sleeping in bed
  8. Movimente as pernas: O simples hábito de movimentar a cada hora as pernas pode ajudar (e muito!) na circulação sanguínea.saude
  9. Controle seu peso: Pessoas obesas ou em sobrepeso têm mais disposição para desenvolver varizes devido à quantidade de volume sanguíneo dentro das veias que se eleva. Uma das complicações de estar acima do peso é o risco de Trombose.1
  10. Visite seu médico regularmente: É extremamente importante fazer visitas regulares ao médico e não apenas quando estamos com dor ou doentes. Um simples check-up pode detectar problemas e evitar futuras complicações.

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Espero que tenham gostado das dicas e, principalmente, possam usá-las para ter uma vida mais saudável e equilibrada. Até a próxima!

 

Com carinho,

 

Dr. Clayton de Paula

ola@vasculaireclinique.com.br

Cirurgião Vascular

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